Disponível em diferentes modelos e dimensões, a solução auxilia no correto direcionamento de todo o cabeamento de sistemas elétricos, de informática ou telefonia.



As eletrocalhas são peças metálicas utilizadas na execução de circuitos elétricos, infraestruturas de informática e sistemas de telecomunicações. Sua principal função é organizar a passagem de fios e cabos, além de servir como proteção contra agentes externos. Geralmente, ficam abaixo de pisos elevados ou sobre os forros. Outra opção é a aplicação de acabamentos, como pinturas, para que sejam instaladas de maneira aparente.

Os produtos disponíveis no mercado são separados em diferentes grupos, como os lisos ou perfurados; com ou sem tampa; e contando ou não com bordas de segurança — que evitam danos durante a passagem da fiação. 

Com tantas opções, a escolha pela solução ideal para cada situação passa pela análise de fatores como necessidade de ventilação, exposição à umidade e peso dos cabos. Por exemplo, a eletrocalha aramada tem desempenho superior na dissipação de calor quando comparada à chapa não perfurada. A aramada destaca-se em edificações do setor alimentício por não acumular sujeira e apresentar flexibilidade na montagem.

VENTILAÇÃO
A ventilação dos cabos influencia diretamente na capacidade de condução da corrente elétrica. Por isso, quanto menos a eletrocalha impedir a passagem de ar, melhor será a refrigeração dos cabos, e, por consequência, o desempenho do sistema. O material por si só não é fonte de preocupação quanto à propagação de incêndios, desde que atenda somente um ambiente;


AGENTES EXTERNOS
Conhecer o ambiente em que o sistema será instalado também é importante no momento da especificação, afinal, em áreas com umidade elevada o metal está sujeito à corrosão. Para evitar esse tipo de problema, o projetista deve optar por acabamentos superficiais que protejam a eletrocalha. Principalmente em fábricas, é preciso atenção com a presença de agentes químicos industriais que interferem no material utilizado na fabricação do produto.

 

INSTALAÇÃO
A instalação da eletrocalha varia de acordo com o projeto. A alternativa mais convencional consiste no uso de suportes reforçados do tipo Ômega, colocados na horizontal ou vertical, sendo que nesta segunda opção é necessário o auxilio de barras roscadas, fixadas com porca e arruelas — procedimento nomeado de instalação aérea. Outra forma é com o auxilio de mãos francesas, simples ou reforçadas, fixadas na parede com chumbadores.